O que é a Osteopatia

A osteopatia é uma terapia holística, que procura o equilíbrio do corpo e que tem ótimos resultados em todas as idades e em diversas patologias e disfunções.
Trata perdas de mobilidade, com base nos sinais e sintomas descritos e apresentados pelos pacientes e nos testes e experiência profissional do osteopata, são realizados os respetivos tratamentos.

O termo osteopatia provém do grego Osteon (osso) e Phatos (doença).
O Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917) médico de profissão, foi o seu fundador, que começou a pesquisar outras alternativas para tratar os seus pacientes, encontrando na osteopatia a solução.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais são os objetivos da osteopatia?

A Osteopatia tem como objetivo o tratamento do indivíduo como um todo, uma vez que tem uma visão holística do ser humano.
“O funcionamento do Homem é uno e indivisível, qualquer que seja a alteração de um órgão, repercutirá necessariamente em todo o organismo.” Dr. Andrew Still.

O que trata a osteopatia?

São tratadas lesões, resistências ao movimento, dores e assimetrias encontradas.
Através de técnicas manuais, sem recurso a medicação, a osteopatia já comprovou que ajuda a diminuir a dor, recuperar e restabelecer a mobilidade perdida, equilibrar o sistema músculo-esquelético, sacro-craniano e visceral para que o paciente recupere o equilíbrio perfeito do seu corpo.
A validade da osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde.

Patologias em que é indicada

O tratamento osteopático é uma mais-valia no tratamento de:

* Dores na coluna, ombros, cintura escapular, cotovelos, pulsos e mãos
* Cervicalgia,
* Golpe de chicote,
* Dorsalgias,
* Lombalgia
* Dor nas ancas, joelhos, tornozelos e pés
* Dor ciática,
* Torcicolos,
* Entorses,
* Tendinites
* Dor de origem articular, muscular, ligamentar, discal
* Tratamento de grávidas na gravidez e no pós o parto
* Dor de cabeça, enxaquecas
* Espasmos e rigidez muscular
* Promove o relaxamento muscular e o alívio de stress
* Melhoria da circulação venosa, arterial e linfática
* Melhoria da mobilidade articular, flexibilidade muscular e estabilidade estrutural do corpo.

Vantagens do tratamento osteopático

A osteopatia é um tratamento natural, seguro e que aborda da melhor forma as patologias apresentadas pelos pacientes, devolvendo-lhes a saúde e o bem-estar físico. Os tratamentos são realizados apenas com técnicas manuais, sem recurso nem prescrição de medicação, pelo que são totalmente naturais, seguros e eficazes para a sua saúde.

osteopatia

Nome: Dra. Isabel Rodrigues
Especialidade: Osteopata, com cédula profissional emitida pela ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde)

O que é a Acupunctura?
É uma forma de tratamento na qual são introduzidas agulhas metálicas muito finas em locais específicos do corpo.

Como funciona?
A Acupunctura estimula as terminações nervosas na pele, músculo e outros tecidos. Esta estimulação vai atuar em todos os níveis do sistema nervoso e induz a libertação de várias substâncias (endorfinas, hormonas) dentro do organismo.

Em que patologias está indicada a Acupunctura?
A Acupunctura tem demonstrado eficácia no tratamento de vários tipos de dor músculo-esquelética incluindo a de origem articular e a causada por tensão muscular crónica ou lesões desportivas:

Dores nas Costas (lombalgias)
Dores na Anca
Dores nos Joelhos
Dores nos Ombros
Dores de Cabeça (cefaleias)

É eficaz no tratamento das náuseas e vómitos da quimioterapia e do pós-operatório.
Existem outras situações em que a Acupunctura tem demonstrado bons resultados, como por exemplo, nos problemas funcionais dos intestinos ou da bexiga (cólon irritável, cistite intersticial), nas dores menstruais (dismenorreia), nos sintomas da menopausa, na enxaqueca e nalgumas formas de rinite e sinusite.

Tem sido utilizada na desabituação tabágica por melhorar os sintomas da abstinência da nicotina.

A Acupunctura é segura?
A Acupunctura é geralmente muito segura. As complicações mais comuns são pequena hemorragia ou equimose (nódoa negra) no local onde foram introduzidas as agulhas. As complicações graves (infecções, lesão de nervos, de vasos ou de órgãos) são muito raras (menos de 1 em cada 10 000 tratamentos).

Na Alvamed a acupunctura é realizada por médicos com formação específica em Acupunctura Médica reconhecida pela Ordem dos Médicos.

acupuntura